Faça Simples, Faça a Diferença, Faça com a Envan!

Siga a Envan:

Acidentes domésticos frequentes

Os riscos de acidentes domésticos estão muitos presentes no nosso cotidiano por mais que tenhamos cuidado, estamos sujeito a sofrer acidentes, principalmente se tivermos crianças e idosos em casa.

 

 

Acidentes como afogamentos, quedas, queimaduras e asfixia são as principais causas de morte de crianças com até 9 anos de idade no Brasil. O ministério da Saúde aponta que os principais fatores de morte de crianças estão interligadas aos acidentes domésticos como asfixia, seguidos de afogamento, quedas e intoxicação por exposição á fumaça.

 

Os 10 Acidentes Domésticos mais Comuns

 

Diante destes fatos damos destaque aos 10 acidentes domésticos mais comuns:

 

  1. Asfixia por objetos: A asfixia é um dos acidentes que mais ocorrem com crianças menores de 9 anos de idade. Esse tipo de problema pode ser evitado a partir do momento em que não deixamos pequenos objetos no chão. Organizamos o quarto de brinquedos, ficar atento aos fios e cordas que também favorecem para que acidentes aconteçam.

 

 

  1. Intoxicações: As intoxicações também são acidentes domésticos que ocorrem normalmente com crianças. Pra evita-lo, mantenha medicamentos e produtos de limpeza rotulados e fora do alcance das crianças, e sempre nas embalagens originais. Mantenha o produto sempre em um ambiente fechado.

 

 

  1. Quedas: Esse acidente é o mais comum entre os acidentes domésticos. As quedas acontecem com crianças, adultos e idosos. Para se prevenir, mantenha sempre o chão limpo e livre de gorduras e produtos muitos escorregadios, instale grades nas janelas e portas de contenção na escada, evite tapetes e objetos de decoração no meio da casa, pelo caminho e nunca se arrisque em lajes ou sacadas sem proteção.

 

  1. Alergias: Na grande maioria dos casos só descobrimos uma alergia depois de passar por um momento de risco. Procure um médico especializado para obter informações sobre suas intolerâncias. Além do tratamento adequado, evite plantas, animais, pó e outros causadores de alergias.

 

 

  1. Queimaduras: Junto com as Quedas, as queimaduras estão entre os tipos mais frequentes de acidentes domésticos. Por isso, quando for usar panelas ou objetos quentes, usem sempre luvas antitérmicas e assegure que os cabos estão bem fixos a panela ou projetados para fora do fogão.

 

  1. Choques Elétricos: Antes de mexer em qualquer aparelho elétrico, lembre-se de desligar os disjuntores e sempre utilize vestuário adequado. Para evitar o acidente elétrico com crianças, utilize protetores e tomadas giratórias.

 

 

  1. Afogamentos: Esvazie baldes e banheiras depois do banho, deixando sempre estes utensílios virados para baixo. Caso sua casa tenha piscina mantenha sempre coberta e providencie uma cerca em volta da piscina. Evitando assim o contato das crianças com essa área do imóvel.

 

  1. Armas de fogo: Quando se tem uma arma em casa, o cuidado deve ser redobrado. Evitando assim que os moradores da casa jamais tenham contato com a arma.

 

 

  1. Cortes com objetos afiados: Colocar os elementos pontiagudos numa altura inacessível para as crianças. Sempre manter a organização e ter um lugar adequado para guardá-los.

 

  1. Incêndios: Vazamentos de gás e mau uso das velas são elementos que resultem em acidentes domésticos que geram incêndio. Por isso guarde os aquecedores, fogões e botijões de gás em ambientes ventilados. Evite fumar dento de casa e utilize lanternas para iluminação de ambientes.

 

 

Com organização e cuidado, é possível evitar que os acidentes domésticos aconteçam com você e sua família.

 

Se este post foi útil pra você, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e fique atento para não perder o próximo post.

admin
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.