O que é Equipamento de Proteção Individual?

Os Equipamentos de Proteção Individual, mais conhecidos como “EPI’s”, são os equipamentos usados para minimizar a exposição do trabalhador aos riscos que causam lesões e doenças no local de trabalho. Essas lesões e doenças podem resultar do contato com riscos químicos, físicos, biológicos, mecânicos ou de acidentes, entre outros no local de trabalho.

São considerados equipamentos de proteção individual itens como luvas, óculos de proteção, calçados de segurança, protetores para os ouvidos, capacete, respiradores etc.

O que pode ser feito para garantir o uso adequado do equipamento de proteção individual?

Todos os equipamentos de proteção individual devem ser mantidos limpos e bem conservados. Deve ser confortável, incentivando o uso do trabalhador. Se o equipamento de proteção pessoal não estiver adequado ao seu uso, ele poderá causar o efeito contrário, ao invés do trabalhador ser protegido com segurança ele será exposto ao perigo. Quando a engenharia, a prática de trabalho e os controles administrativos não são viáveis ​​ou não proporcionam proteção suficientes, após a utilização de EPC’s por exemplo, o empregador deverá fornecer equipamentos de proteção individual aos trabalhadores e garantir seu uso correto. O empregador também tem o dever de treinar cada trabalhador ref. á utilização deste equipamento de proteção individual.

Todo EPI deve possuir certificado de aprovação – C.A que garante que ele está dentro dos padrões ref. as normas de segurança expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A utilização de EPI ’s é essencial para garantir a proteção e saúde dos trabalhadores, evitando consequências mais graves em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não seja exposto á doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

Para que uma empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus funcionários, é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais. Esse tipo de estudo facilita a identificação dos perigos e riscos dentro de uma planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou elimina-los

Identificação do Especialista: Dieyne Kelly Maia – Técnica de Segurança do Trabalho e Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Referências:

  • Department of Labor
  • Health and safety executive