Um pequeno construtor, nada mais é do que um empreiteiro que inclui subcontratados ou qualquer trabalhador autônomo individual (Pedreiro).

Pouco são os cuidados com Segurança e Saúde destinados à essa classe trabalhadora que invariavelmente estão envolvidos desde em pequenas reformas residenciais até médios trabalhos no comércio, atuando em pequenos serviços de manutenção predial até reformas estruturais.

Um pequeno construtor geralmente será responsável pela saúde e segurança do local nesses projetos.

Geralmente esses profissionais são aqueles que tem mais risco de ferimentos e problemas de saúde em local de construção e sofrem a maioria dos acidentes fatais de construção a cada ano.

 

A maioria das mortes envolve quedas de altura, incluindo: escadas, andaimes, plataformas de trabalho, bordas do telhado ou de telhados frágeis.

Por terem uma experiência de primeira mão na realização do trabalho real, acabam por entender que sempre estão em boa posição para garantir que o trabalho seja realizado de forma a assegurar sua própria saúde e segurança e a dos outros, o que na maioria das vezes não é verdade.

Relaciono abaixo alguns cuidados que o contratante de pequenos serviços deve adotar em relação à Segurança nesse tipo de trabalho.

 

  • Ter tempo suficiente para planejar o trabalho e identificar os riscos para a saúde e a segurança.
  • Registrar detalhes de planejamento e sequencia da obra de acordo com a complexidade do projeto e aos riscos envolvidos.
  • Possuir habilidades, conhecimento, experiência e capacidade organizacional para realizar o trabalho com segurança e sem risco para a saúde.
  • Certificar que cada indivíduo que executará o trabalho tem habilidade, conhecimento, experiência e treinamento para realizar o trabalho de forma a proteger a saúde e a segurança.
  • O nível requerido de habilidades, conhecimentos e experiência (e treinamento, quando necessário) deve ser proporcional à complexidade do trabalho, ao alcance e à natureza dos riscos envolvidos.
  • Certificar-se que todos os EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) estejam disponíveis, possuam Registro e estejam dentro do prazo de validade.
  • Exemplos de demonstração de habilidades, conhecimento e experiência (e treinamento onde necessário) podem incluir:
  • Registros de desenvolvimento profissional incluindo registros de treinamento
  • Pertencer a órgãos profissionais de classe
  • Possuir referências de trabalhos de construção anteriores.
  • Possuir todas as Licenças e Alvarás para que a reforma/obra transcorra dentro dos requisitos necessários e exigidos pela Legislação existente.

Desta forma estaremos criando uma cultura onde a Segurança prevaleça e seja parte integrante dos processos de contratação e execução de pequenas obras, sem, contudo se transformar em algo inatingível ou de alto custo.

 

Se você quer mais informações sobre como proceder para garantir que terá uma obra rápida, com qualidade e sem ocorrência de acidentes, envie um e-mail para contato@envan.com.br

 

Um Abraço.

 

Marco Aurélio