Faça Simples, Faça a Diferença, Faça com a Envan!

Siga a Envan:

Segurança do trabalho em hospitais

 

A segurança do trabalho em hospitais envolve a descoberta dos perigos hospitalares. Ela propõe identificar, investigar e indicar medidas para evitar possíveis acidentes de trabalho.

 

Classificação e prevenção dos riscos ocupacionais: É importante reconhecê-los e propor medidas corretivas e preventivas.

 

Riscos Físicos

São eles os ruídos, as temperaturas excessivas, as radiações e a umidade.

Para diminuir os ruídos são utilizados protetores auriculares. Para as temperaturas excessivas recomenda-se a monitoração com termômetros apropriados, reajuste dos equipamentos (como berços aquecidos) e utilização de ventilação quando aplicável. Para o problema de umidade, a solução é solicitar o serviço de manutenção do hospital e manter o lugar arejado.

 

 Riscos Químicos

São os produtos químicos utilizados para desinfecção, esterilização, limpeza e manutenção de equipamentos hospitalares.

Essas medidas exigem o uso de equipamentos de proteção individual, diminuição da exposição aos produtos tóxicos e realização de exames clínicos conforme o setor responsável.

 

Riscos Ergonômicos

Estão ligados ao esforço físico, levantamento de peso (excessivo e de maneira errada), trabalho prolongado, plantão noturno e outros que causam estresse físico e mental.

As estratégias para diminuir esses riscos são ginástica laboral ( que é uma série de exercícios realizados no ambiente de trabalho ), atividades de socialização e descontração no ambiente de trabalho e tratamento personalizado para cada funcionário.

 

Riscos Biológicos

São os micro-organismos presentes no hospital. O Serviço de Infecção Hospitalar da Instituição deve avaliar e tirar medidas corretivas.

Como solução, deve-se verificar a imunidade de todos os colaboradores através do cartão de vacinas e equipamentos de proteção individual para aqueles que entram em contato direto com pacientes altamente infectados.

 

A segurança do trabalho em hospitais envolve a identificação dos riscos e avaliação da exposição á doenças hospitalares.

 

Este post foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

admin
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.