Provavelmente você conhece, já ouviu falar ou ate mesmo já teve algum colega ou amigo que se afastou do trabalho por ordens médicas devido á estar sofrendo de Doenças Ocupacionais, mas você sabe quais são essas doenças e como se manifestam nos trabalhadores?

As doenças ocupacionais causam o afastamento de milhares de trabalhadores de suas funções todos os anos, e as maiorias desses afastamentos estão relacionadas á doenças desencadeadas ou agravadas através do local de trabalho.

A Doença Ocupacional é toda aquela doença que causa alteração na saúde de qualquer trabalhador, em qualquer área de execução do serviço, desde as tarefas mais simples, até as mais complexas. E deve estar sempre relacionada ao tipo de ocupação que o trabalhador exerce, como o câncer que se desenvolve em trabalhadores de minas de metais ou carvão.

Qualquer tipo das doenças ocupacionais pode ser adquirido através de exposição do paciente a diversos tipos de agentes nocivos como radioativos, físicos, biológicos e químicos. Porém, em situações que esses agentes estejam em níveis além dos tolerados pela lei e ainda que a pessoa portadora da doença tenha sido exposta a eles sem a proteção adequada.

Há diversos tipos de doenças ocupacionais.

As mais comuns são doenças do sistema respiratório e da pele. Os cuidados são essencialmente preventivos, pois a maioria das doenças ocupacionais são de difícil tratamento. Exemplos: Asma ocupacional, silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional e sem nos esquecer principalmente das doenças psicossociais que são atualmente uma das doenças mais incapacitantes para o trabalho .

 

Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Existem também medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos. As principais vias de absorção de agentes nocivos são a pele e os pulmões.

No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios.

As principais Doenças Ocupacionais como as Psicossociais são:

A pressão excessiva do mundo moderno que gera uma série de problemas de ordem emocional, depressão, estresse, ataques de ansiedade ou síndrome do pânico e podem ser causadas por isolamento, pressão psicológica, ritmo agressivo de trabalho, dificuldades, carga horária excessiva e até mesmo por desentendimentos constantes no ambiente de trabalho. São doenças muito perigosas por não serem encaradas com a devida seriedade, podendo ser imperceptíveis quando no início ou à primeira vista. Ao contrário do que pensam, podem se tornar irreversíveis, afastando definitivamente o trabalhador.

Como evitar Doenças Ocupacionais?

O primeiro passo para evitar doenças ocupacionais é estar atento aos menores sintomas de desconforto físico e/ou mental durante o trabalho e procurar auxílio médico mesmo se o desconforto for leve. Dependendo do desenrolar da situação, é necessário pensar em uma mudança de função e, às vezes, até de profissão. A conscientização de empregadores e trabalhadores quanto à importância do uso do EPI, da possibilidade de redução da jornada de trabalho e da pressão exercida sobre a equipe também é fundamental para evitar doenças ocupacionais.

Entenda as diferenças entre doença Ocupacional e Acidente de Trabalho.

No Brasil as doenças conhecidas como doenças ocupacionais, que são consequências da espécie de trabalho executada, têm equiparação ao acidente de trabalho, e geram para fins legais os mesmos benefícios e os mesmos direitos.

A doença ocupacional é aquela em que o trabalhador ficou exposto á agentes nocivos para sua saúde, sem que houvesse a proteção necessária contra eles, ou ainda mesmo com a proteção, o grau de exposição foi acima do tolerável por lei, em períodos longos, médios ou curtos. Elas podem demorar anos para se manifestarem, mas quando o fazem a situação poderá já está crítica.

O acidente de trabalho ocorre de forma imediata, e é provocado pelos mais variados fatores e, entre eles, os mais comuns são: cortes, queimaduras, amputações de membros, quebraduras, entre outros.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_ocupacional

CULTURAMIX E FALANDO DE PROTEÇÃO DU PONT.

Imagens ilustrativas retiradas da internet.

Elaborado por:

Dieyne Kelly Maia – Técnica de Segurança do Trabalho e Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária.